Passava das 18h30min, quando a expectativa e a curiosidade saltavam os olhos de peões, prendas e demais representantes da comunidade tradicionalista que desfilou ou torceu no último dia 20, no Desfile Farroupilha.
Reunidos no salão principal do CPF Piá do Sul, por volta das 19h15min, já eram conhecidos os vencedores dos troféus Sentinela da Cultura, Barbosa Lessa e Cyro Dutra Ferreira.
Peão, prenda e estancieiro: novas vivências de uma mesma tradição
O grande campeão do desfile foi o DT Querência das Dores. A entidade que se sobressaiu na área cultural foi o CTG Bento Gonçalves . Já os cavaleiros mais bem apresentados foram os do PL Os Gaudérios.

Uma comissão de dois jurados da parte campeira e quatro, da artística, foi responsável pela avaliação das 34 entidades que passaram pela Avenida Medianeira. Ente os quesitos estavam o tema anual do Estado: Farroupilhas: Idealistas, Revolucionários e fazedores de história e destaques locais: 50 anos da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT) e 125 Anos do 1º RPMon.
FOTOS: Desfile Farroupilha reúne 17 mil pessoas em Santa Maria

Foram avaliados, também, critérios como a estética, a evolução do desfile, a criatividade, a verossimilidade e o comprometimento com os aspectos históricos. Os peões com seus cavalos tiveram conferida a indumentária, conforme as diretrizes do MTG, além do cuidado e da apresentação, inclusive, em relação às encilhas (aspecto visual, correção, autenticidade e conservação). Os troféus são concedidos pela 13ª RT.
OS PREMIADOS
Troféu Sentinela da Cultura (Desfile geral) – DT Querência das Dores
2º lugar – CTG Sentinela da Querência
3º lugar – CPF Piá do Sul
4º lugar – CTG Bento Gonçalves
5º lugar – DTG Noel Guarany
Troféu Barbosa Lessa (Melhor quadro cultural) – CTG Bento Gonçalves
Troféu Cyro Dutra Ferreira (Melhor grupo de cavaleiros) – PL Os Gaudérios